sexta-feira, julho 16, 2010

Tres Regras Simples para Viver Bem

Seguindo essas três regras, pode-se tornar mais feliz, inspirar felicidade naqueles á sua volta e mudar o mundo. São elas: Amor por Si, Amor pelos Outros e Amor pela Natureza
REGRA Nº 1 - AMOR POR SI
Já deve ter dita a alguém: "Amo você do jeito que é". Aposto que era isso mesmo que sentia, pois temos a capacidade para ver o melhor uns nos outros. Amar a si mesmo é dizer: "Eu me amo do jeito que sou". Se para você é difícil, diga então: "Estou disposto a tentar me amar do jeito que sou".
Quando tentamos mudar nosso jeito de ser, muitas vezes nos condenamos e acabamos não gostando de nós mesmos. Ficamos deprimidos. Amar a si mesmo significa aceitar o que estamos sentindo no momento. Também significa tentar parar de se criticar. Tentar parar de se torturar por não conseguir ser como deveria. E, principalmente, tentar parar de se condenar por coisas que aconteceram no passado. A criança aprende com seus erros, mas não se condena por comete-los. Os erros fazem parte do processo de aprendizado, da evolução. No grande esquema das coisas, somos todos crianças e é inevitável que cometamos erros. Faz parte do processo.
Em nossa vida, nos agarramos ás coisas que aconteceram no passado, recapitulando-as vezes sem conta, culpando-nos e condenando outras pessoas e recusando-nos a esquecer. Isso nos deixa abatidos e incapazes de seguir em frente. Ficamos presos numa armadilha criada por nós mesmos.
O Perdão é a chave. Isso não significa que tenha que fechar os olhos para as atitudes das outras pessoas, só precisa perdoa-las. Perdoando, você será capaz de seguir em frente.
Costumamos perder muito tempo na vida lamentando acontecimentos passados ou nos preocupando com o futuro, mas tudo o que existe é o agora. Em instantes haverá o agora, mas sempre será agora. O momento presente é o que você está. E nesse momento você é profundamente amado. Não precisa esperar ate um momento futuro para ser amado, ou ate o dia em que tiver completado cem atos de altruísmo. Se o amor é a bússola que norteia todas as coisas,, então você é amado agora, sempre foi amado e sempre será. "Deus tem um quadro seu sobre a lareira".

REGRA Nº 2 - AME OS OUTROS
Temos a capacidade impressionaste para ver o melhor uns nos outros. Sempre que puder, tente ver o melhor na pessoa que está diante de você. Em seus familiares, amigos, colegas de trabalho, conhecidos, clientes, filhos e até nas pessoas que considera inimigas, ou que tenham te magoado no passado.
Quando você se esforça para ver o melhor numa pessoa, você colabora para que esse melhor aflore nela. Elogie, a pessoa se sentirá vitoriosa. Isso funciona também com as qualidades morais.
Se te falarem que você é generoso, depois de pensar a respeito e repassar as ocasiões em que foi generoso no passado, você provavelmente vai se convencer disso. Com esse pensamento em mente, você será mais generoso a cada dia e tocará muitas vidas ao longo do caminho. Quando aponta as grandes qualidades das pessoas, você consegue mudar o mundo.
O modo como você rotula uma pessoa não descreve quem ela é de fato. É apenas um rotulo, baseado na sua ligação limitada com ela. Talvez não a conheça bem, mas sempre terá oportunidade para ver o que alguém tem de melhor e ajuda-lo a se sentir melhor com relação a si mesmo.
As vezes pode ser difícil ver algo de positivo no comportamento de uma pessoa, pois há casos em que as circunstancias exerceram tamanha influencia sobre ela que é como se o seu lado positivo estivesse enterrado. Mas você pode procurar ver esse lado positivo e ajuda-la a descobri-lo também.
Ás vezes o nosso comportamento pode encobrir a verdade como uma nuvem. Mas não importa quantas nuvens a encubram, o espírito humano nunca deixa de brilhar por trás delas. Todos somos belos por dentro. Esse amor natural sempre brilha a partir de dentro. O que acontece é que nem sempre percebemos. Cabe a você se elevar acima das nuvens e enxergar esse amor.
Que parte das pessoas você está disposto a ver? A parte que focar é aquela que você verá mais e a que trará a tona. Se uma pessoa o magoou no passado, tente perdoa-la, esquecer o que passou e ver a "luz que brilha dentro dela".
O gesto que se faz com amor tem um enorme poder. Portanto, analise a sua motivação!
Gestos anónimos de bondade também podem causar um grande impacto. O que interessa são os pensamentos, palavras e ações verdadeiramente bondosas. São as suas intenções que têm poder.
O poder de mudar o mundo esta em você. Está na sua capacidade de fazer escolhas e na sua coragem de coloca-las em pratica. Tudo o que você precisa é decidir perdoar e ser bondoso, e assim inspirar muitas pessoas a fazer o mesmo. Uma onda de perdão ou de bondade pode fazer milagres.

REGRA Nº 3- AMOR PELA NATUREZA
Compaixão é sempre compaixão, não importa por quem ou pelo que. E tudo faz parte da natureza. Por isso, estenda a bondade e compaixão que demonstra por si mesmo e pelos outros aos animais e as plantas. Tente ver a vida e a beleza da natureza a sua volta e você, de algum modo, a ajudará a florescer. O modo como você vai interagir com a natureza, daqui em diante, causará um impacto na sua vida e no mundo. Amor é sempre amor, não importa para quem ou pelo que. E todo gesto afeta o inconsciente coletivo, vibra na rede e influencia o mundo.
A questão é: em que tipo de mundo você quer viver?

- Extraído e adaptado de Mente e Emoções, de David R. Hamilton, Editora Cultrix. Almanaque 2010 Wicca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...