segunda-feira, junho 27, 2011

A TERRA PODE TER DOIS SÓIS EM BREVE TÃO LOGO BETELGEUSE EXPLODA‏


- A estrela da Constelação de Órion, Betelgeuse esta perdendo massa

- A sua explosão vai criar um "novo sol" nos céus da Terra por um breve período (meses)
- Pode acontecer hoje, amanhã, em 2012, ou daqui a cem mil anos
Será uma grande experiência para os fãs de Star Wars (foto episódio onde aparece os sóis duplos do planeta Tatooine abaixo) - olhando tristemente para longe vendo o fim do dia com os sóis gêmeos afundando na linha do horizonte.

No entanto, não é apenas uma invenção da imaginação de George Lucas - sóis duplos/gêmeos (até mesmo três, quatro, cinco girando juntos) são reais. E aqui está a grande novidade - que poderia vir a ser visto nos céus da Terra (mesmo de dia).
Sim, de agora para qualquer dia poderemos ver a luz do segundo Sol no nosso céu, mesmo que apenas por uma questão de semanas.
A estrela super-gigante vermelha na Constelação de Órion - Betelgeuse - está previsto para explodir a qualquer momento e se transformar em uma iminente super-nova, e sua luz pode chegar à Terra antes de 2012, e quando e se isso acontecer, todos os nossos sonhos mais selvagens do filme Star Wars serão verdadeiros, veremos dois sóis, mesmo de dia.

A estrela, a segunda maior da Constelação de Órion está perdendo massa, uma indicação típica de que um colapso gravitacional está ocorrendo. Quando isso acontece, nós vamos ter e ver o nosso segundo sol, de acordo com o Dr. Brad Carter, Professor Associado de Física da Universidade de Southern Queensland.

"Esta velha estrela está ficando sem combustível no seu centro", disse o Dr. Carter. "Esse combustível continua brilhando e dando vida a Betelgeuse. Quando o combustível se esgotar a estrela vai literalmente entrar colapso sobre si mesmo e vai fazê-lo muito rapidamente." Quando isso acontecer uma mega e gigantesca explosão da estrela irá ocorrer, e que será dezenas de milhões de vezes mais brilhante do que o sol por um breve instante. A má notícia é que isso também poderia acontecer em um milhão de anos. Mas quem está contando o tempo com pressa?

Sóis gêmeos - definição sobre a Terra a qualquer momento. Sóis (como acima no filme STAR WARS) gêmeos de Tatooine - chegando ao nosso planeta, tão logo a estrela Betelgeuse, na Constelação de Órion exploda.
O importante é que, em um dia, de repente a noite se tornará dia durante várias semanas na Terra. "Este será o suspiro final para a estrela gigante vermelha Betelgeuse," diz o Dr. Carter. "Ele vai entrar em colapso, ela irá explodir, em um evento espetacular de ignição quase instantânea da explosão e se acende - nós vamos ver o brilho incrível durante um breve período de tempo, talvez por um par de semanas e, em seguida, durante os próximos meses, começa a se enfraquecer e desvanecer-se e, eventualmente, será muito difícil de se ver no final". A interwebs está sendo inundada com teorias apocalípticos dizendo que essa explosão de supernova iminente confirma a previsão do calendário Maia para o Armagedon acontecer em 2012.

Estas conspirações não são ajudadas pela palavra "Betelgeuse" ser associada com o diabo. Embora seja uma derivação da expressão árabe "Yad Al Jauza", que significa "a mão de Al-Jauza" (O nome é uma contração do árabe يد الجوزا yad al-jawzā, ou "a mão do (guerreiro, homem) do centro". Jauza, o do centro, inicialmente se referia a Gemini entre os Árabes, mas em algum ponto eles decidiram se referir à Orion por este nome.) se referindo a uma mulher misteriosa que controla a ordem do universo, que não impediu algumas pessoas de limparem seus bunkers anti Armagedon e se estocarem com alimentos enlatados. Longe de ser um sinal do apocalipse, de acordo com o Dr. Carter a supernova irá fornecer a Terra com mais elementos necessários para a sobrevivência e continuidade da vida.

A Supergigante Vermelha Betelgeuse, na Constelação de Órion, é o "ombro" direito do Caçador, a figura mitológica da constelação
"Quando uma estrela passa por esse final de ciclo, o primeiro efeito que se vai observar é que uma chuva de partículas minúsculas chamadas neutrinos ocorre," diz o Dr. Carter. "Eles vão inundar tudo e passar através da Terra e, estranhamente o suficiente, mesmo que a supernova que veremos visualmente va iluminar o céu da noite, 99 por cento da energia da supernova é liberada nestas partículas que passam através de nossos corpos e através da Terra absolutamente não causando nenhum dano."(Talvez até nos ajudando na aceleração da massa de nossos corpos em sentido evolutivo, quem sabe?)
Estrelas que atingem o estágio final como as supernovas produzem elementos que são essenciais para a vida na Terra (e em todo o universo físico). Literalmente, toda a Terra e nosso sistema solar e o universo inteiro são feitos do material das estrelas que explodiram em supernovas, incluindo a maioria dos elementos pesados ​​da Tabela Periódica dos elementos.

Para se ter uma idéia do tamanho de Betelgeuse, no quadro acima o nosso sol tem o tamanho de um pixel apenas e nem aparece.
"Essa explosão das estrelas em supernovas literalmente faz as coisas como ouro, prata - todos os elementos pesados ​​- até mesmo coisas como o urânio ... a explosão de uma estrela como Betelgeuse estara instantaneamente formando todos os tipos de elementos pesados ​​e os átomos que a nossa Terra e os nossos próprios corpos têm que foram produzidos por explosões de supernovas em um distante passado, "disse o Dr. Carter.
Alguns especialistas têm especulado que a explosão de Betelgeuse pode causar no final uma estrela de nêutrons ou resultar na formação de um buraco negro distante a aproximadamente 1.300 anos-luz da Terra, mas o Dr. Carter diz que tudo pode acontecer de qualquer maneira."Há uma chance razoável até mesmo de uma estrela de nêutrons ou um buraco negro", diz ele. "Se fosse comigo, eu suspeito que seria mais provável se tornar um buraco negro de 20 massas solares."
(Betelgeuse - foto de satélite)


Por Claire Connelly - Fonte: http://www.news.com.au/  - 19 de janeiro de 2011 12:12  - 
Tradução: lhas3126@gmail.com


Read more: http://www.news.com.au/technology/sci-tech/tatooines-twin-suns-coming-to-a-planet-near-you-just-as-soon-as-betelgeuse-explodes/story-fn5fsgyc-1225991009247#ixzz1Lz5jFPDH

Fonte: http://hankarralynda.blogspot.com/2011/06/terra-pode-ter-dois-sois-em-breve-tao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...