segunda-feira, maio 07, 2012

Tudo sobre o Signo de Sagitário

Sagitário - 22 de novembro a 21 de dezembro


"A ti Sagitário, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha idéia eles se tornam amargos.
Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação.
A ti Sagitário, darei o Dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz."
E Sagitário retornou ao seu lugar.
Principal Característica: a expansividade.
Qualidade: o otimismo.
Defeito: a arrogância.
Elemento: fogo
Qualidade: mutável
Polaridade: masculino
Planeta regente: Júpiter
Exílio: Mercúrio
Exaltação: Nodo S
Queda: Nodo N
Sagitário representa a expansão dos horizontes, que pode ser física, mental, cultural, espiritual. É a busca do abstrato, do sentido da vida, de uma ampla compreensão que leve à sabedoria. O símbolo do signo, a flecha, representa as metas, os ideais, os objetivos, que estão sempre apontados para novos alvos. Características: idealismo, desejo de liberdade e aventura, expansão, franqueza, aspirações, novos horizontes, otimismo, alegria, jovialidade, intuição, dom profético, exageros, fanatismo, rigidez, dogmatismo, moralismo, falta de tato, inquietude. Sagitário possui a missão de divulgar o conhecimento, de passar adiante os ensinamentos e experiências que vai adquirindo ao longo da vida. Representado na figura mitológica do centauro (metade animal, metade humano) que simboliza a busca de união entre os instintos e o conhecimento.
Mitos do signo de Sagitário
Na mitologia grega associa-se à Zeus. Outro mito importante referente à sagitário é o do centauro Quíron.
Zeus era filho de Cronos e Réia. O pai costumava devorar os filhos, com medo de que fosse deposto por eles. Réia, para evitar a morte do filho recém-nascido, envolveu uma pedra com panos, entregando-a à Cronos, que a engoliu como se fosse o filho. Zeus, depois de crescido, iniciou a longa batalha para tirar o poder supremo das mãos de Cronos. Derrotou o pai depois de vários anos de batalhas sangrentas. Após, dividiu com os irmãos Hades e Poseidon a posse do reino conquistado. Zeus ficou com o céu e a superfície terrestre; Hades com o mundo subterrâneo e Poseidon com o mar.
Casou-se com Hera, esposa ciumenta, que a cada amante de Zeus reagia com brigas, punições ou vinganças, representando uma batalha entre o espírito criativo livre, sem rédeas, e o mundo da forma e da responsabilidade.
Quíron, o outro mito do signo, era um centauro, metade homem e metade cavalo, era o senhor das ervas medicinais, da cura e da alquimia. Ele é ferido na perna por uma flecha embebida em sangue venenoso da Hidra. Quíron não pode morrer, pois é imortal, mas sua ferida é incurável, mesmo sendo ele o deus da cura. É a alegoria do curador ferido. Quíron é um sábio e professor, e sua sabedoria aumenta com o sofrimento. Prometeu cedeu ao centauro o direito de morrer para acabar com o seu sofrimento, e assim Quíron ascendeu aos céus para a constelação de sagitário.
Como reconhecer uma pessoa de Sagitário
Ele chega em casa disposto a pegar uma ducha rápida e uma sessão das dez quando o telefone toca. O sujeito do outro lado da linha nem é assim tão amigo, e menos ainda o camarada que se meteu numa enrascada, o que é o motivo do telefonema: "Lembra do Juca, aquele que joga bilhar às vezes com a gente, bateram no carro dele e fugiram, e ele ligou do orelhão pedindo para eu dar uma força, mas como meu carro está na oficina, queria saber se você pode quebrar o galho". O sagitariano não fica muito satisfeito, mas vai- não seria ele quem iria deixar na mão, a pé, um cara franzino como o tal Juca. Encara a missão, e atravessa a cidade para resgatar o Juca do bilhar - e quando verifica o tamanho do estrago da batida, não se limita a chamar um guincho, mas exige que o Juca (que, a essas alturas, só quer remover o carro e tomar duas aspirinas) passe num tribunal de pequenas causas e peça indenização, já que havia anotado o número da chapa do facínora, e, ora, o Juca tem mais é que fazer valer seus direitos. Não adianta o Juca protestar que está cansado, o tribunal é longe, e, ademais, não há testemunhas, e etc e tal: para um sagitariano, trata-se de uma questão de príncipios. E príncipios são incontornáveis.
O arqueiro é aquele que estará sempre lembrando-lhe os seus direitos - quando não estiver chateando com os seus deveres - e parece ser, igualmente, o único tipo do zodíaco que acredita que a justiça, além de cega, é certeira. Acene com uma causa - política, cientifíca, religiosa, musical - que o sagitário vai disparar feito uma seta em defesa dela, com uma empolgação só equiparável a sua proverbial falta de tato. Alguém faliu porque foi sangrado pelos bancos? O sagitário tentará um novo financiamento. Alguém foi demitido nos últimos cortes da empresa? O sagitário passará um abaixo-assinado entre todos os funcionários da firma, incluindo seu chefe. Alguém na reunião de condomínio protesta porque sua empregada sobe pelo elevador social? Como ele adora escandalizar a galera, vai emudecer os condôminos, declarando "vocês se enganaram, ela é minha namorada".
Gozador, franco, inimigo de todo subterfúgio, o arqueiro sempre faz e diz o que pensa, e na maioria das vezes faz e diz sem pensar. É aí que ele leva grandes tombos, despencando direto do Olimpo de seus nobres ideais para uma realidade menos acolhedora. É quando descobre, por exemplo, que o culpado da batida foi o próprio Juca, e por isso ele demonstrava tanta resistência aos tais direitos. Sagitário, com sua mania de andar sempre de cabeça empinada, hipnotizado por metas longínquas, vive tropeçando nos seus próprios pés. Nada grave, porém: ele continuará otimista, porque nasceu sob o signo de Júpiter, o mais mão-aberta dos deuses. E sua sorte, mesmo que tarde, jamais vai falhar.
Perfil Detalhado do Signo de Sagitário
Sagitário tem a função de espalhar e acomodar, adaptando as descobertas feitas em Escorpião a um mundo mais amplo, onde a força aglutinada possa ser posta a serviço de uma inspiração, de um rumo social maior.
De todos os signos do Zodíaco, Sagitário é o que mais deseja alargar a visão, sair do mundo fechado e intenso do Escorpião, para ganhar não mais o bairro nem a cidade, mas outro país, outra cultura. Daí, a enorme necessidade, tão natural nesse signo, de viajar, conhecer países e pessoas completamente diferentes do lugar onde nasceu.
Ele precisa testar as verdades do Escorpião, tem que colocar em prática a propaganda do que acredita, ver se a fé em algo invisível realmente pode levá-lo a alcançar patamares melhores e maiores. Assim, Sagitário quer sempre mais – e melhor. E, de quebra, tudo feito com generosidade e alegria, porque ele não deseja guardar apenas para si suas descobertas, mas precisa reparti-las com a comunidade.
Sua natureza é essencialmente propagadora e otimista, as vezes até sem pé nem cabeça. A força da fé, do espírito (é um signo do elemento Fogo) é tanta que o Sagitário pode esquecer do corpo, a não ser quando se dedica aos esportes, pois é um signo gregário que adora fazer algo em grupo.
Sua inteligência se manifesta em todos os campos da vida e sabe se adaptar às circunstâncias mais inóspitas, sempre mantendo o pensamento firme num amanhã melhor. A tal ponto que acaba dispersando suas energias em projetos mirabolantes que jamais se concretizam, o que depois faz com que Sagitário se torne melancólico porque descobre que o mundo não é aquele lugar de sonho que imaginava.
É um signo justiceiro, que luta pelos fracos e oprimidos, mas também impõe a lei, gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento. Nas competições, estabelecem estratégias brilhantes – um recurso particularmente importante no esporte.
Na saúde, Sagitário rege as coxas e o fêmur, pois as pernas é que fazem caminhar e ganhar os grandes espaços que as mãos (regidas pelo signo oposto, Gêmeos) não alcançam. O fígado é órgão que antigamente se relacionava ao sentido de expansão na vida, um tema do Sagitário por excelência. Por vezes, Sagitário se descuida do corpo, pois o fogo do entusiasmo é maior que tudo – e depois, exauridos pelos excessos de todas as ordens, pois deseja experimentar mais e mais de tudo, o organismo se desequilibra. Dietas apropriadas servem para restaurar o equilíbrio.
Nas profissões, Sagitário se destaca na propaganda, porque é um divulgador nato, na editoração, pelas mesmas razões, mas também no direito – porque detesta a injustiça. Nos esportes, porque a vida ao ar livre entusiasma e faz bem ao seu enorme vigor. Por outro lado, também as profissões relacionadas com a espiritualidade, a educação formal – Sagitário sabe usufruir o melhor lado do bem-estar social da comunidade e se dá bem na transmissão das informações, mas é legalista e tende a reforma, mais do que à revolução.
No amor, o que importa é explorar, conhecer, saciar a curiosidade, mais do que a estabilidade e a rotina. Sagitário foge da rotina, porque almeja o mundo livre do espírito e com isso vai passando pela vida, colecionando grandes amores, sem contudo se fixar em nenhum. Às vezes pode acontecer, caso existam fatores astrológicos na carta mais estabilizantes, mas é raro. Paixões estremecedoras, grande vontade de viver sonhos, forte sensualidade, e uma fidelidade antes de tudo filosófica, mais do que sexual.
Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho, sua cor é o azul-real e o azul-arroxeado e o verde-azulado profundo. Astro regente: Júpiter.
Análise do Sagitariano
A Quinta Casa de seu horóscopo solar, representando o amor e o sexo, é Áries, relacionada ao planeta Marte. Isso combina com seu regente solar Júpiter para fazê-lo extremamente popular. Sua atitude está propensa a ser ambivalente. Não é sempre fácil para você ser sério sobre o sexo e o amor. Seu impulso criador é forte. Pensa no amor e no sexo como experiências prazerosas, o que é, basicamente, uma visão saudável. Você não consegue suportar um parceiro intolerante; seu ponto de contraste aqui é a liberdade. Para você, o mundo é amor e quer que todos amem, particularmente, a você. Você percebe a verdade, e pode sentir quando está sendo enganado pelos outros. Mas não está isento de mentir para si mesmo. Você pode ter o que deseja, mas nem sempre consegue o que é bom para você. Procura pelo amor, mas pode conseguir problemas. Isso não quer dizer que você não consegue encontrar a pessoa certa; é apenas dizer que encontrá-la parece mais difícil para você do que para a maioria das pessoas. Como Sagitariano, homem ou mulher, você é fogoso, expressivo e generoso. Você tem tanto que gostaria de oferecer, atraindo alguns parceiros dispostos apenas à aceitar. Amor e sexo para você, significam uma fuga da rotina e uma oportunidade de se elevar emocionalmente. Você é um romântico. É por isso que, às vezes dá a impressão de flertar muito. Você tem natureza dupla: no aspecto negativo, finge. No aspecto positivo, é discreto. Obviamente, você tem alguns problemas, a maior parte deles criados por você mesmo; especialmente onde o amor e o sexo estão envolvidos. Você não tem talento em facilitar as coisas pra si mesmo; ao contrário, tem um jeitinho de fazer o oposto. Você enxerga além do imediato, mas nem sempre é capaz de ser objetivo. Encare a verdade e siga ao longo de linhas realistas, ao invés de imaginárias. Os símbolos Júpiter-Marte, para você relacionados ao amor e ao sexo, são excitantes. Você se entrega por completo. Você tem um bom senso de humor, o que talvez seja uma das maiores vantagens que qualquer um poderia desejar. Tudo bem se quiser causar uma boa impressão, mas, Sagitário, não pode ser feliz se tomar atitudes apenas para satisfazer ou confortar os outros. O seu signo simboliza liberdade. Seus impulsos são definidos. Terá mais do que uma oportunidade para o casamento. Você atrai pessoas agitadas, e também pessoas com problemas psicológicos. Evite o sarcasmo; tenha atenção quando perceber que as reclamações estão dominando a conversa. Então esta área de sua vida brilhará. Sua vida brilhará!
A Mãe do signo de Sagitário
Uma coisa é certa: se sua mãe é uma típica sagitariana, você aprendeu a confiar na sorte que a vida traz (embora, aos seus olhos, ela possa vir muito de vez em quando). Sagitariana "da gema" não leva a sério lamúrias e lamentos. Para ela, tudo acaba bem.
Você não terá dificuldade em realizar seus sonhos adolescentes: sua mãe adorava acampar na praia e irá entender quando você quiser fazer o mesmo. Os filhos das sagitarianas aprendem a ser independentes, mesmo que não queiram. Se sua mãe é de Sagitário, deve ficar brava quando você foge dos desafios da vida. Mas, impulsiva, ela é capaz de comprar todos os CDs de seu artista preferido, se sente que você está cabisbaixo e desencorajado.
Ela é regida pelo maior dos planetas, Júpiter, e o que é grande atrai seu olhar e agita seu coração.
O Pai do signo de Sagitário
Este é um pai atleta, desbravador e aventureiro, que leva tudo na esportiva. Mas também é bravo, pois tem "pavio curto" e não suporta a dependência dos filhos e a insegurança que eles podem apresentar. Mas ele compreende que todos têm seus momentos de hesitação e tristeza, porque é muito intuitivo.
O pai sagitariano quer ver seus filhos independentes e autônomos. Ele é amigo dos pimpolhos e é sempre engraçado, até nos momentos mais difíceis. E isso é uma verdadeira benção, que dissolve mal-entendidos e caras feias.
Quem tem um pai deste signo tem em casa um camarada, que adora viajar e se aventurar na companhia dos filhos.
A Criança do signo de Sagitário
A criança de Sagitário tem uma natureza adaptável, onde se destaca o entusiasmo como sua melhor característica. Tentar controlar sua agitação é o erro mais comum de seus pais, que demoram um pouco para entender seu espírito nômade e independente.
Se não for vigiada, num belo dia é capaz de sair de casa, atravessar a cidade e ir visitar a avó ou alguém de quem goste, sem medo e sem vacilação.
Para manter essa criança sob controle, nos primeiros anos de sua vida, é precisa mantê-la sempre em atividade e em desafio, porque o que desejam não está por perto. Um brinquedo novo não a trairá tanto quanto uma viagem.
As características negativas a serem corrigidas são o exagero, a agitação, a imprudência, a irresponsabilidade e a hipocrisia.
O Futuro
O nativo desse signo poderá realizar trabalhos de natureza elevada e espiritual com a mesma facilidade com  que fará trabalhos simples, ligados à natureza. Precisará de um trabalho sempre desafiador, pois detesta a mediocridade.
A Saúde
Uma criança de Sagitário na cama é sinal de um problema grave, pois é normalmente muito saudável, embora sujeita a algumas crises na coluna vertebral e no sistema circulatório. A gota ataca os homens, enquanto que a flebite e a ciática são mais freqüentes nas mulheres. Manter o peso deve ser observado desde pequena.
Como será sua Chegada em Casa?
O calendário não importa, eles nunca crescerão. Eles o cumprimentam com o coração de forma entusiasmada. Seu pequeno Sagitário cumprimentará você e precisará ser amado por seu modo transparente de ser. Quando as pessoas não lhes devolverem a saudação, eles são desapontados. O sagitariano é contente e brincalhão. Até os mais pequenos precisam estar em companhia. Não tente deixá-los sós porque então explodirá em grito. Ele precisa da segurança do cheiro humano e dos sons. Não lhe dando isto, ele se tornará um adulto sarcástico. Eles sempre são jovens e informais. Sempre com a honestidade antes de tudo. Eles refinaram esta arte e a esperarão de você na mesma medida. Sua autoridade é um jogo de justiça para as crianças deste signo. Ela lhe prestará atenção se achar uma razão lógica atrás de sua ordem. Seu comando será examinado, se não for deste modo, estará em frente de você com toda sua honestidade e suas tentativas de persuasão. Você tem que ser forte quando tiver certeza que a razão está do seu lado. Mas quando você está enganado, você tem que admitir que cometeu um engano, ganhando, deste modo, o respeito e confiança se seu pequeno Sagitário. A curiosidade do sagitariano nunca termina. O dia começa com uma pergunta e termina quando ela vai dormir com uma pergunta nos lábios. Considerando que ela aprende a articular os "Porquês" para o vocabulário dela, não suportam a hipocrisia dos adultos; os desaponta. Eles cheiram a mentira a quilômetros. Quando eles forem adolescentes, não trazem as regras baseadas em convenções sociais, e sim, em seu bem-estar. Eles têm voz ativa e respostas lógicas à sua insistência quando você tentar lhes impor barreiras sociais. A necessidade de serem fortes e livres os levará a pensar que eles também estão livre das laços familiares. Se os criticam e não os aceitam como são, eles realmente irão embora. A cura para esta injustiça, é que quando pequeno você lhe ensine a respeitar seu senso da honra e tolerância. Ele espera que o romance comece cedo. Lhes ensine economia. Elas gastam o dinheiro facilmente como se o bolso estivesse furado. Eles têm que aprender que quando eles gastam sua mesada, tem que aguardar o próximo mês. Ambos os sexos desfrutarão a escola. As facetas múltiplas deles e sua grande curiosidade os farão aprender. Para eles a coisa mais inovadora é a educação, e isto os torna, digamos, estudantes felizes. Se eles tiverem um professor intolerante, eles poderão abandonar a escola. Eles nunca enganarão. Eles estarão muito interessados em religião. Alguns serão feitos padres ou freiras, rabinos, ministros ou missionários em um país estrangeiro. Quando eles crescem, eles questionarão dogmas e talvez até mudem de religião. Eles têm que ter alguma causa por que lutar, e lutando é que eles desenvolvem a sua força. Será uma criança independente e honesta. Ela precisa de espaço, sentir a erva úmida em seus pés, as estrelas como telhado, a chuva na face e os sonhos brotarem pelo calor do sol. São muito inteligentes. E, no futuro, lá estará ela cumprimentando-o com um grande sorriso e o coração na mão. Obviamente você também a cumprimentará com toda sua felicidade e confiança.
O Animal de Estimação Sagitariano
Os animais nascidos sob a influência do Sagitário são energéticos e activos como os seus parentes Carneiro. Gostam de andar a vadiar e, tal como os Gémeos, interessam-se por tudo e por todos. Exploradores e caçadores por natureza, os cães deste signo gostam de caçadas nos campos e os gatos não deixam escapar ratos, pássaros e outras presas. Sempre que fizer umas férias ou um passeio de fim-de-semana, lembre-se que estas criaturas adoráveis são excelentes companhias de viagem.
O beijo do Sagitariano
Vai beijar alguém de Sagitário? Recomenda-se todo cuidado e concentração: o beijo dessa gente que fala com as mãos e derruba objetos à sua passagem pode terminar com vocês dois atracados, rolando pelo chão. Até aí, tudo bem, se for isto mesmo que você quer, mas o problema é se não for pelo motivo certo, e sim porque o sagitariano, naquela afobação toda, se enrolou nas próprias pernas e caiu por cima de você, depois de derrubar uma estante e algumas cadeiras junto... Evite esses desastres amarrando sua presa: prenda seu amor sagitariano bem preso, diga pra ele se calar e não se mover. Aí você vai poder curtir um beijo atirado, quente e bastante empolgado, empenhado em agradar você.
Rituais para o Ano novo do Sagitariano
Reúna em um papel uma lista de assuntos difíceis e jogue-a em água corrente. Peça que sua vida caminhe com a flexibilidade das águas que descem a montanha. Faça outra lista, de propósitos e intenções, e acrescente as palavras "cautela, ponderação e delicadeza". Guarde-a dentro de seu livro preferido, pedindo que, durante o ano todo, suas intenções se ajustem aos propósitos da sabedoria. No dia 31, no banho, jogue sobre a cabeça e o corpo uma infusão feita com erva-cidreira e folhas de limoeiro. Depois vista-se de branco, azul profundo e dourado. Uma tornozeleira dourada pode trazer uma força interessante.
Fonte: http://www.tocadoelfo.com.br/2009/07/tudo-sobre-o-signo-de-sagitario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...